Resenha: Pequenos incêndios por toda parte, Celeste Ng – Ed. Intrínseca

unnamed

Eu já havia lido algo sobre o livro na página da @intrinseca, mas confesso que foi durante uma visita à livraria que o título me chamou atenção. Quando li a sinopse da obra escrita por Celeste Ng, achei algumas semelhanças com outras quw já li de uma autora que gosto muito: Liane Moriarty. E não estava errada.

Ambas as escritoras são maravilhosas porque tornam personagens/acontecimentos ordinários e banais em histórias com tramas surpreendentes.

Em Pequenos incêndios por toda parte não é diferente. O enredo nos prende do início ao fim (se não me engano, li o livro em três dias), e ao longo da leitura descobrimos que nenhum personagem é perfeito, essencialmente bom ou mal, são todos humanos. Os plots tratados são diversos, desde imigração, abandono paterno, traição, problemas psicológicos, superficialidade forçada além de promover uma excelente discussão em torno dos processos de adoção nos EUA.

Foi interessante ver como a autora incluiu pontos relevantes de sua cultura – seus pais são imigrantes chineses, já ela é americana – de forma muito sutil no enredo. E mais interessante ainda foi constatar que a citação de Anna Karenina “As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira” é atemporal.

Gostei tanto da leitura, que em seguida comprei outro título da autora, chamado “Tudo que nunca contei” e confesso que ele está na filinha de espera dos livros a serem lidos mas estou ansiosa.

Celeste Ng foi uma agradável descoberta! Recomendo!

Links para compra:

https://www.saraiva.com.br/pequenos-incendios-por-toda-parte-10133384.html?pac_id=123134&gclid=EAIaIQobChMImM_dvMzZ3QIVkoSRCh18ZQvjEAkYASABEgJak_D_BwE

https://www.amazon.com.br/Pequenos-Inc%C3%AAndios-por-Toda-Parte/dp/8551003127?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN&ascsubtag=d76e8049-8cf4-4147-95b1-d861472683af

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *